Barbo Tigre

Barbo Tigre

Descrição

O Barbo Tigre (ou Barbus tetrazona) é uma espécie de peixe originária da Indonésia mas não limitado a este país. É fácil de comparar com outra espécie Indonésia com o mesmo padrão, o Bótia-palhaço, e facilmente ambos se confundem.

Como é um peixe popular entre os que possuem aquários comunitário, facilmente encontramos na grande maioria das lojas de animais. É um animal bastante rápido e tem algumas tendências agressivas.

Não é incomum vermos um Barbo Tigre a morder as barbatanas grandes de certas espécies e pode inclusive atacar as espécies mais calmas. Juntá-los com peixes pequenos também não é uma boa ideia pois acabará por atacá-los na mesma. Por isso é importante escolher bem com quem o Barbo Tigre convive para evitarmos problemas maiores.

Ao contrário de muitas espécies com tendências agressivas, no caso do Barbo Tigre quantos mais forem, menos agressivos são, já que para com os da sua espécie não costumam mostrar actos agressivos (salvo excepções). Espécies como Bettas, Guppy e Escalares são proibidas para se juntarem ao Barbo Tigre.

Este peixe de 7 centímetros é bastante apreciado pela sua cor dourada com riscas pretas verticais. Mas este não é o único padrão já que podemos encontrar também em verde e em dourado sem riscas.

Aquário

Sendo uma espécie muito activa, é necessário algum espaço do aquário. Complementando ao facto que necessita de conviver em cardume para se tornar mais calmo, a necessidade de espaço é maior. Um aquário de 100 litros é o mínimo.

Por norma é um peixe resistente no que toca às condições do aquário, no entanto no que toca a doenças não podemos dizer o mesmo. A água pode não estar nas condições ideais e ele aguentará durante um largo período de tempo, mas basta por exemplo comer algo que não seja adequado para o Barbo Tigre e fica logo doente.

A temperatura deve rondar os 20 e os 26ºC, o pH deve rondar os 6 e os 8, e a dureza deve rondar os 5 e os 19. Como já dissemos, não se deve juntar Barbos Tigre com peixes mais pequenos nem com peixes com barbatanas grandes.

Dieta

A ração, os flocos e os congelados são a alimentação preferida dos Barbo Tigre. Podemos também administrar certos suplementos vegetais que não só complementarão a sua dieta como ainda permitirão uma alimentação mais variada.

Reprodução

Basta atingir os 3 cm e o Barbo Tigre atinge a sua maturidade sexual. Isto quer dizer que em pouco mais de um mês já estará pronto para reproduzir. Apesar do cuidado que se deve ter no que toca às condições do aquário de maternidade, não é nada difícil reproduzirem-se e inclusive por vezes até acontece no próprio aquário comunitário (o que não é muito bom, como vamos perceber já de seguida).

Para a reprodução basta preparar um aquário de 20 litros. A temperatura deste deve ser de 26ºC e o pH deve ser de 7. A separação do casal do resto do grupo é necessário pois o macho torna-se especialmente agressivo nesta altura, e inclusive quando é rejeitado pode acabar por matar a própria fêmea.

A separação para um aquário de maternidade permitirá controlar o seu comportamento, ao mesmo tempo que podemos retirar o casal assim que a fêmea colocar os ovos. Com eles se alimentam desses ovos, é importante retirar o casal assim que estes forem fertilizados.

Em duas semanas já veremos Barbo Tigres com 1 cm e riscas nos seus padrões.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Peixes:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook