Espada

Espada

Descrição

Olhando para um Espada é fácil entender o porquê de ter este nome: é que o Xiphophorus helleri tem uma espécie de lâmina na cauda que parece uma espada. Apesar do nome, as fêmeas não possuem esta “espada” e além disso eles não têm nada a ver com o peixe-espada marinho.

Sendo uma espécie bastante resistente, esta foi utilizada para criar novas espécies e híbridos para que estas também adquirissem essa mesma resistência. Mais concretamente, o Platy são os favoritos para serem cruzados com os espadas, até porque fazem parte do mesmo género (confundir ambos é algo comum entre os novatos).

Para além de resistentes, também são peixes muito pacíficos. Não é por terem “espadas” na cauda que são guerreiros, no entanto normalmente o de espada mais comprida é o macho que reproduz com as fêmeas. Na altura de acasalamento podem tornar-se um pouco agressivos.

Em termos de características físicas, o Espada pode chegar ate aos 16 cm, isto normalmente no caso das fêmeas já que os machos são mais pequenos. Podemos encontrar os Espadas em várias cores distintas, sendo os vermelhos e os pretos os mais populares.

Como indicámos, a melhor forma de distinguir a fêmea é pela ausência de espada na cauda. Invés disso, distinguimos a fêmea durante a gravidez pois dispõe de uma mancha escura na parte anterior do seu corpo.

Aquário

A verdade é que este é um peixe que foi feito para a vida de aquário comunitário. É pacífico na maioria das vezes e suporta um ambiente que muitas outras espécies também suportam.

A água deve ter um temperatura que ronde dos 22 aos 27ºC, um pH que ronde os 7.2 e uma dureza (dH) que ronde os 8.0. A presença de vegetação no aquário é algo que lhes agrada imenso.

A agressividade do Espada surge apenas entre os machos da mesma espécies e normalmente apenas durante a altura de reprodução. Sendo um peixe de pequenos cardumes, o ideal é que a grande maioria dos Espadas sejam fêmeas, ficando os machos em grande inferioridade.

Dieta

Estes peixes omnívoros podem comer de tudo, e por isso é fácil fornecer uma alimentação variada. Existe no mercado ração com todos os nutrientes necessários para que o Espada viva de forma saudável.

Podemos também alimentar os Espadas com alimentos vivos, ou até mesmo algumas papas que podemos nós próprios fazer. Em geral, a alimentação dos Guppy é praticamente a mesma, pelo que a dieta de um podes aplicar noutro.

Reprodução

A reprodução de espadas não é difícil, mas esta deve ser controlada por nós por variados motivos que iremos explicar. O primeiro deles é a agressividade dos Espadas durante esta altura. Qualquer aproximação de outro macho poderá criar confusão no aquário.

Toda esta operação deve ser feita num aquário de maternidade, pois aqui teremos total controlo sobre tudo o que se passa. Este aquário deve possuir plantas, não só para a desova da fêmea como também para proteger os alevins.

Tanto o macho como a fêmea terão tendência a comer os alevins, pelo que é importante que o casal seja removido do aquário de maternidade assim que possível, para evitar que os comam.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Peixes:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook