Limpa-vidros

Limpa-vidros

Descrição

Os peixes limpa-vidros são daqueles tipos de peixes que todos nós gostamos de ter nos nossos aquários. A sua característica de maior destaque, a que lhe deu o seu nome e a que faz haver tanta demanda é o facto de eles limparem literalmente os vidros do aquário.

De origem Sul-americana, o limpa-vidros é bastante sociável. Inicialmente podem chegar aos 5 cm, mas rapidamente podem crescer bastante. Passam todo o tempo a limpar os vidros dos aquários onde vivem.

Estes peixes apesar de parecem frágeis, eles dispõem de uns espinhos que expõem quando se sentem ameaçados, mas apenas servem como protecção, não servem para magoar ninguém.

Podem viver até aos 5 anos de idade se forem sempre bem tratados. Por norma à medida que vão envelhecendo e crescendo vão deixando de trabalhar tanto nos vidros, pelo que é importante ter pelo menos 3 destes peixes.

Em relação ao comportamento com outros peixes, estes dão-se bem com todos, pelo que são excelentes para aquários com várias variedades. Enquanto são jovens preferem a vida em cardume, mas com o tempo vão ganhando a sua independência no aquário.

Aquário

Em relação à água do aquário, esta deve ter uma temperatura de entre 19 a 28°C no total, com um pH de 6.7 a 7.0 e ainda um dH entre 5 – 15. Estes não são valores absolutos, mas são valores ideais.

Os aquários de 40 litros são os ideais para se ter alguns limpa-vidros, pelo que quantos mais litros, maior o aquário e mais limpa-vidros devemos ter para obter o efeito desejado por estes peixes tão delgados.

Dieta

A dieta dos limpa-vidros é bastante simples. Algas, fitoplâncton, fungos. Esta é a dieta ideal dos limpa-vidros. Eles também gostam e comem a ração apropriada para peixes de fundo, pelo que atenção que deves contar com isso quando for altura de alimentar esses peixes.

Outros vegetais podem ser dados aos limpa-vidros, desde pepino até batata, mas nunca como substituição de uma dieta equilibrada. Além disso deve-se ter em atenção pois caso haja peixes no aquário que não comam disto, a presença destes alimentos poderá ser prejudicial.

Reprodução

O limpa-vidros é uma espécie ovípara, como muitas outras espécies de peixes. É bastante difícil distinguir os géneros, sendo a única diferença visível será mesmo o facto de as fêmeas serem maiores e mais redondas do que os machos.

É importante também denotar que a reprodução de limpa-vidros em aquários é algo bastante difícil de acontece (mas não impossível). O casal necessita de uma zona com muito pouca iluminação onde possam colocar os ovos, mas nem sempre é possível num aquário, muito menos sendo um aquário comunitário (com muitos peixes de espécies diferentes).

Caso realmente aconteça, 48h depois estes começam a chocar.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Peixes:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook