Peixes de água doce e de água salgada

Tipos de peixes

Falando em divisões no mundo da aquariofilia e dos peixes em geral, sem dúvida que a divisão em peixes de água salgada e peixes de água doce é a mais discutida de todas. É que apesar de serem todos peixes, uns aceitam um tipo de água e outros aceitam outro.

E a verdade é que as coisas não são iguais para ambos os tipos de aquários. Resumindo as coisas em uma linha pois é do senso comum, os aquários de água salgada permitem uma variedade mais bonita, no entanto são muito mais caros e trabalhosos.

Na continuação vamos mostrar mais a fundo os pros e contras de cada um dos tipos de peixes / aquários, não só para que passes a conhecer bem as principais diferentes entre ambos como também para tomares uma decisão caso estejas a pensar em adquirir um novo aquário

Peixes / aquário de água doce

Este tipo de aquários é sem dúvida dos mais comuns de se ter em casa. Muito mais económico e os peixes são muito mais fáceis de cuidar. Por essa razão são os indicados para pessoas com pouco tempo, com pouco dinheiro e / ou com pouca paciência para tratar dos aquários.

Por norma não só as peças que compõem o aquário desde decoração a vegetação como os próprios peixes são muito mais baratos do que peças ou peixes de água salgada. Isso não quer dizer que as peças sejam de pior qualidade, simplesmente a exigência não é tão grande que faz com que o custo seja menor. No caso dos peixes, da mesma forma que existe uma grande demanda, existe uma enorme entrega e isso reflecte-se no preço destes também.

Peixes de água doce são também muito mais fáceis de cuidar. Apesar de ser necessário à mesma haver um controlo regular do aquário e da água desde nível de acidez a temperatura, etc., os níveis de todos estes factores por norma são muito menos específicos do que para os de água salgada, em que requerem características bastante específicas.

O mesmo acontece na manutenção do aquário. A sua limpeza é muito mais simples, especialmente no que troca à remoção e adição de água. Desde que não se coloque água da torneira, no caso dos peixes de aquário de água doce é bastante fácil trocar a água. Os aquários de água doce também não se sujam tão depressa como os de água salgada, pelo que é muito fácil cuidar de um.

Peixes / aquários de água salgada

No caso destes aquários, estes já não são tão comuns, especialmente para quem é novo na aquariofilia, no entanto a maioria das pessoas já com alguma experiência ambicionam ter um aquário destes pois as opções em termos de composições e mesmo de peixes são muito mais variadas.

Por norma as espécies de peixes de água salgada são bem mais variadas, com cores e feitios mais exóticos e coloridos. A adição comum de corais e de plantas marinhas faz também com que como factor ornamental, este tipo de aquários sejam bastante mais interessantes.

No entanto a manutenção dá mais trabalho e por norma as peças e peixes para este tipo de aquários são bem mais caros. Para além disso, os peixes de água salgada são bem mais exigentes em relação às características da água e não é assim tão fácil criar aquários comunitários de água salgada devido aos requisitos de cada peixe.

As peças são mais caras exactamente porque requerem características especiais para que se adaptem às características da água. A limpeza é também mais custosa pois suja-se com mais facilidade e há outros factores a ter em conta (como por exemplo a acumulação de sal na tampa do aquário).

A troca de água também é bem mais complicada nestes aquários. Para além de se ter de criar uma solução salgada (adicionando sal), é necessário ambientar a água primeiro a uma temperatura e acidez que se adeqúe às espécies presentes no aquário.

A opinião geral para quem gosta de peixes de aquário é que este género é bastante mais recompensador, apesar do trabalho e custo.

Comparativo entre aquários de água doce e de água salgada

Para resumir um pouco este artigo, fica com uma tabela que lista as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Peixes / aquários de água doce Peixes / aquários de água salgada
Adequados para novatos Adequados para experientes
Peixes e aquários mais económicos Peixes e aquários mais dispendiosos
Menor variedade de peixes Maior variedade de peixes
Manutenção simples Manutenção custosa
Decoração / vegetação menos variada Decoração / vegetação mais variada
Sujam-se com menos frequência Sujam-se com mais frequência
Exigência das características da água menores Exigência das características da água maiores
Menor dificuldade de reprodução Maior dificuldade de reprodução
Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Peixes:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook