Peixe-paraíso

Peixe-paraíso

Descrição

O peixe-paraíso (ou Macropodus Operculari) é uma espécie de peixe asiático que pode ser encontrado no seu habitat natural em zonas como Coreia do Norte. Na verdade esta foi das primeiras espécies a serem distribuídas para o ocidente no que toca a peixes de aquário, ainda no ano de 1800.

Não é exactamente um peixe fácil de lidar, já que é relativamente agressivo e irá demonstrar muitas vezes a sua agressividade perante outros peixes, chegando inclusive a matar peixes mais pequenos do que ele. Dentro da família destes peixes, o peixe-paraíso é o mais agressivo de todos.

Um cardume de fêmeas dá-se bem e a inclusão de um macho num cardume de fêmeas também é permitido, no entanto basta colocar dois machos juntos para que se desenvolvam comportamentos agressivos.

Aquário

Como vemos na descrição deste peixe, a característica de maior destaque é mesmo a sua agressividade. Logo podemos perceber que não é uma espécie adequada para novatos no mundo da aquariofilia.

A convivência em aquários comunitários é bastante difícil de conseguir, só mesmo escolhendo a dedos as espécies certas. A convivência entre machos e entre peixes mais pequenos é praticamente impossível, pelo que é comum escolher-se fêmeas para aquários comunitários (caso se saiba escolher os peixes com quem conviver) ou então em aquários específicos para esta espécie, nunca colocando mais do que um único macho.

Um aquário de 20 litros é quanto bastará para dispor de um exemplar desta espécie. Para um casal, 50 litros é suficiente. Para um cardume, pelo menos 200 litros serão necessários.

Em relação às características do próprio aquário, a sua temperatura deve rondar os 16 e os 28ºC, o pH deve ser entre os 6 e os 8 e a dureza deve rondar os 10dH.

Dieta

Sendo peixes onívoros, eles no seu habitat natural comem vegetais, insectos e peixes mais pequenos. Em aquários também não são muito esquisitos, pelo que a alimentação não será um problema.

Devemos ter em atenção que a alimentação do peixe-paraíso requer um alto teor de proteína, e isso é conseguido através da administração de alimentos vivos ou mesmo congelados.

Existe também ração específica para esta espécie de peixe, mas não só é ligeiramente difícil encontrar (não é qualquer loja de animais que dispõe) e normalmente fica um pouco cara, mas sem dúvida que fornece todos os nutrientes necessários.

Reprodução

Tudo deve acontecer num aquário de maternidade e apenas colocando o casal que queremos que procrie, devido à agressividade da espécie.

Como acontece com várias espécies, é num ninho de bolhas que os ovos são alojados. Caso a fêmea aceite o macho, esta libertará ovos que o macho fertilizará. Posteriormente irá colhê-los e colocá-los no dito ninho de bolhas.

Após esta acção, devemos logo que possível retirar a fêmea do aquário de maternidade, pois a agressividade do peixe-paraíso macho virá ao de cima e pode até matar a fêmea caso esta se aproxime do ninho.

Dois dias depois dos ovos chocarem devemos remover o macho.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Peixes:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook